sábado, 25 de maio de 2013

Convidada a Pedir


OH! QUE ME ABENÇOES!


E importante para todas as mães escolher o nome certo para um filho. Afinal, oramos para que ele corresponda ao nome em toda a sua vida. Creio que a mãe de Jabez teve a mesma preocupação em relação a seu filho. Contudo, nos tempos bíblicos, muitas vezes as mães escolhiam nomes referentes à aparência do bebê ou à circunstância em que ele havia nascido. Talvez isso explique por que, quando o grande dia chegou, "Sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz”.
             Podemos imaginar a circunstância aflitiva que levou essa mãe a envolver seu filho para sempre na palavra hebraica para dor: Jabez. Talvez sua gestação tivesse sido especialmente difícil ou o parto, muito doloroso. (Quando nossa filha Jennifer deu à luz nosso neto de quase cinco quilos, poderia muito bem tê-lo chamado de Aaaiii.)
              Talvez o bebê tivesse virado, ou o parto estendeu-se por dias antes de ele ter chegado a este mundo. Lembre-se de que naquele tempo não havia anestesia peridural nem analgésicos para aliviar as dores do parto.
               Quaisquer que fossem os motivos de sua mãe, imagine como deve ter sido para Jabez ter de passar pela infância com um nome desses. Não só era um convite às gozações dos amigos como também uma sombra sobre seu futuro. Você sabe, nos tempos bíblicos o nome de um homem era considerado uma profecia sobre suas perspectivas de vida. Ao que parece, Jabez estava destinado a causar dor a outras pessoas e sofrer muita dor.
             Talvez você esteja pensando: Minha mãe deveria ter me chamado de Essa Não, pois queria um menino. Ou talvez meu nome devesse ser Engano, pois ela se arrependeu de eu ter nascido - ou pelo menos era assim que eu me sentia quando era criança. Talvez, em seu passado, você tenha recebido nomes negativos ou tenha usado palavras negativas para descrever a si mesma, como inútil, rejeitada ou agredida.
             Quaisquer que tenham sido as circunstâncias de sua vida até agora, seu passado não precisa ser um retrato de seu futuro! Creio que Jabez compreendeu essa verdade. Por isso, apesar de seu começo infeliz, Jabez escolheu acreditar em algo obre Deus que mudou sua vida para sempre. Ele acreditou que era da natureza de
            Deus abençoar e que ele não só podia como queria abençoá-lo - e muito!
         Como Jabez adquiriu essa imagem tão ampla de Deus? Talvez, quando garoto, sua mãe tivesse lhe falado sobre o Deus de Israel, que fez diversos milagres para seus antepassados. Talvez ele tivesse sido desafiado pela história de Jacó, que O DEUS QUE ABENÇOA.
            Você pensa em Deus como Jabez pensava - pronto a derramar as bênçãos divinas sobre os que clamam a ele?
           Em hebraico, a expressão que Jabez usou equivale a cinco pontos de exclamação ou a letras garrafais sublinhadas. Jabez não estava sonolento, não sentia pena de si mesmo ou resmungava uma oração, sem muita atenção. Ele realmente suplicou a Deus que o abençoasse e o ajudasse a ter uma "visão melhor" do que ele tinha em mente para sua vida.
           E foi exatamente o que aconteceu. Deus ergueu Jabez acima da mediocridade e "lhe concedeu o que lhe tinha pedido" (lCr 4:10).
           Observe as palavras de Davi no Salmo 86:5: "Pois tu, SENHOR, és bom e compassivo; longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade; abundante em benignidade para com todos os que te invocam".
           Jesus prometeu: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca [incluindo Jabez, você e eu] encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á" (Mt 7:7,8, grifo meu).
          Jabez não tinha o privilégio que temos hoje de ler as palavras de Jesus e dos escritores do Novo Testamento. No entanto, muito antes de Tiago ter escrito "Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto" (Tg 1:17), Jabez parecia conhecer esta verdade. Deus anseia que você também, creia de todo o coração que é próprio da natureza divina prover coisas boas a seus filhos. Então você estará apta a pedir as bênçãos de Deus, crendo plenamente que ele se compraz com seu pedido.
    
               A FORMA DAS BÊNÇÃOS DE DEUS
 A essa altura, talvez você concorde que Deus é mais generoso do que imagina.
            Contudo, é possível que também esteja pensando: O que vai acontecer exatamente em minha vida quando Deus responder à oração "Oh! Que me abençoes"!
            A palavra abençoar no sentido bíblico significa conceder favor sobrenatural.
             Quando peço a Deus que me abençoe, estou clamando que sua bondade e favor sejam derramados sobre mim. Também estou reconhecendo que ele é o único "que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos" (Ef 3:20).
             Observe que na Bíblia não há o relato de como Deus abençoou Jabez, mas apenas de que Deus atendeu ao pedido dele. Se soubéssemos os detalhes da bênção recebida por Jabez, é provável que perdêssemos a bênção que Deus tem para nós, de modo pessoal e individual, pois procuraríamos algo diferente. Observe ainda que Jabez deixou totalmente nas mãos de Deus a decisão de qual seria a forma - como, quando e que tipo - da bênção que ele enviaria. Quem, senão Deus, sabe melhor o que nos dar? Isso não significa que não podemos ou não devemos orar por algo específico. Significa apenas que orar para que uma necessidade específica seja atendida é diferente de orar "Oh! Que me abençoes" e esperar que Deus nos dê aquilo que só ele sabe que, de fato, atenderá a nossa necessidade.
              A bênção de Deus pode ocorrer em meio à dificuldade.
             Jesus nos avisou: "No mundo passais por aflições" (Jo 16:33). E Pedro nos disse: "Não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma cousa extraordinária vos estivesse acontecendo" (IPe 4:12).
             Algumas vezes as provações que enfrentamos são simplesmente o resultado de viver neste mundo destruído pelo pecado. E possível que nos sobrevenham como um resultado direto de escolhas pecaminosas de outras pessoas. Contudo, é em meio a essas lutas e dificuldades que nosso Pai celestial anseia por derramar seu favor sobrenatural sobre todos aqueles que estão dispostos a pedir.
               A bênção de Deus não é egoísta Deus coloca dentro de cada uma de nós, como mulheres, a capacidade natural e a tendência a cuidar de outras pessoas e a fazer sacrifícios por nossa família. E gratificante nos colocarmos em último lugar, ou nos privarmos de algo para que aqueles que amamos tenham o que precisam. Talvez, em nosso esforço de ser boas mães, tenhamos até advertido nossos filhos a não pedirem algo para si mesmos, isso porque geralmente acreditamos ou sabemos que pedir algo para nós implica a falta desse algo para outros.
             Porém, não é assim que funciona com Deus! Seus recursos são ilimitados. Ele concede suas bênçãos quando nós as pedimos, não numa base de quem pede primeiro, recebe primeiro. Ele nunca precisa tirar de uma pessoa para dar a outra.
             Assim, ele não considera egoístas nossos pedidos de bênçãos.
             Eis outro motivo por que pedir a Deus que nos abençoe não é egoísta. Quanto mais somos abençoadas, mais nossas bênçãos transbordam para os outros. Como você está prestes a descobrir no capítulo seguinte, um dos principais propósitos de Deus ao abençoá-la é fazer com que você possa tocar outros de maneira a levá-los para mais perto dele.
                                      
                                   UM CONVITE A PEDIR
             Na contracapa de minha Bíblia anotei uma pequena história. E sobre um homem que, certa vez, pediu um favor incrível a Napoleão. O homem sabia que não merecia nada desse grande general, no entanto Napoleão concedeu imediatamente seu pedido. Quando perguntaram a Napoleão por que havia concedido o favor, ele respondeu: "Ele me honrou com a grandeza de seu pedido".
            Deus também fica honrado quando você e eu nos aproximamos com coragem para pedir sua bênção e favor. Isso porque pedimos de acordo com a grandeza dele, não de acordo com nosso merecimento. O tipo de bênção que estamos pedindo não é concedido com base em nosso desempenho, mas única e exclusivamente na bondade divina. Por isso, a honra que Deus sente é proporcional à magnitude de nosso pedido. Não importa a situação em que você está hoje, Deus quer adentrar sua vida, como fez com Jabez, e reescrever sua história de modo a incluir o favor generoso e bondoso que concedeu a você. Não é preciso mudar seu nome. Não é preciso mudar seu passado. Tudo que tem a fazer é pedir: "Deus, por favor, abençoa-me, abençoa-me muito!"
             
     ( texto extraído do livro oração de Jabez para mulheres 2 capítulo...)

 

 

Um comentário:

Rosa Mendonça disse...

miss Andrea esse blog é da hora