quarta-feira, 15 de maio de 2013

Resgatando o primeiro amor

 

" Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus". Mateus 18:2-3 
 
      Um menino de 2, 3 e até 4 anos vê o seu pai como um herói. Tudo o que ele fala é verdade. Ele sabe de tudo, tem todas as repostas, não existe questionamentos. O filho confia, se entrega. Não há maldade, não há dúvidas, não há conhecimento suficiente que gere questionamentos. 
      À medida que esse filho cresce e toma conhecimento de algumas coisas, seu pai deixa de ser um herói, suas atitudes são questionadas, seu defeitos se tornam visíveis. 
O primeiro amor é esquecido, deixado de lado em troca de coisas que para Deus são tão pequenas.  
 
" Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres".  Apocalipse 2:4-5 
 
O que é amar a Deus? 
 
      O primeiro mandamento : é, "Amar a Deus sobre todas as coisas (....). Olhando para a História da Igreja vemos a proporção que esse amor tomou, diferentes: por amor a Deus os cristãos padeceram no Coliseu Romano.  
Eles não temiam as ameaças, quanto mais eram perseguidos se arriscavam levando a palavra até chegar nos dias atuais. 
 
     =>Amar a Deus é muito mais profundo do que se pode imaginar.... 
      Vemos nessa insistência de Jesus a Pedro perguntando 3 vezes. Será que Jesus estava tão carente a ponto insistir tanto? 
Jesus é a prova viva do amor de Deus: 
 
 "porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna." (João 3:16) 
 
 
    Qual é a prova de amor que o Senhor quer de nós? 
 
15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. (João 21:15-17) 
 
     Após a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos deixaram de fazer o que foram ensinados durante o período que passaram com Jesus, voltando a pescar, a convite de Pedro. 
      Como eu posso dizer que amo a Deus se não me importo e amo as coisas que ele ama? 
      Dizemos que somos servos de Deus, mas como servimos a Deus?   Ah...  Eu sirvo a Deus quando vou a igreja...  Cantar pra Deus... Louvar a Deus...ofertar pra Deus... 
Essa é a prova de amor que podemos oferecer ao Senhor por tudo que Ele fez por nós? 
     Servir a Deus não é a mesma coisa de cultuar ou adorar.  
Costumamos dizer que Deus nos criou pra adorar e servi-lo ..mas o real motivo de nossa criação é para sermos amados por Ele.... e nosso louvor, adoraçãé consequência desse amor que chamamos de culto.  
      Servir a Deus é o que fazemos lá fora, depois do culto. Durante a semana trabalhando na Obra de restauração do homem com Deus. Levando a célula, e no prédio da Igreja , edificando aqui na terra uma igreja para Deus. 
Há quem diga que serve a Deus entregando folhetos, falando de Jesus de forma aleatória.. Se perguntar onde anda essas almas que Deus confiou em seus cuidados?  
       Deus quer muito mais que isso pra demonstrar o seu amor... Dedicando tempo, consolidando essas pessoas até chegarem a também a ter o nível de amadurecimento para também ganhar e cuidar de outras vidas. 
      O pedido de Jesus a Pedro com insistência foi: - Apascenta meus cordeiros, pastoreia minhas ovelhas, apascenta minhas ovelhas.. 
1- Apascenta meus cordeiros significa cuidar dos pequeninos, crianças precisam ser cuidadas e alimentadas e ativadas no Reino de Deus. 
Jesus se importava com as crianças, "Deixem  vir a mim as crianças....não as impeçais... 
2- Pastoreia minhas ovelhas, Significa levar a pastar, vigiar no pasto. sinônimo. -  apascentar. 
3-Apascenta minhas ovelhas:   A insistência de Jesus naquele momento era porque já pela terceira vez que encontra com os discípulos, desapercebidos, fazendo tudo diferente do que ele ensinou...  Insistindo em resgatar em Pedro o primeiro amor. 
 
       Ao responder Pedro diz: sim, senhor tu sabes que te amo. Em sua resposta, Pedro utiliza sempre a palavra Phileo, que fala do amor de um amigo por outro. O amor Phileo não é como o amor Ágape. O amor Phileo é menos exigente, tem menor nível de compromisso. 
Qual o nível de amor estamos oferecendo ao nosso Senhor? 
Ao falar da importância do amor em I coríntios 13 Paulo nos ensina: 
  1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. 3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. (1 Coríntios 13:1-3 RA) 
 
    Observe bem o que diz Paulo nestes versos. Ele esta nos mostrando que ainda que fossemos capazes de realizar coisas impressionantes como falar a língua dos próprios anjos, ou profetizar, ou conhecer os mais profundos mistérios da humanidade, ou ainda distribuir fortunas, tudo isso seria vão se fosse feito sem amor Ágape.  
    Assim, meu irmão o que eu e você estamos fazendo enquanto servimos a Deus, deve ser feito com amor, para que tenha proveito perante Deus. 
     A perguntar a Pedro pela terceira vez: tu me amas, Pedro fica entristecido, no verso 17. Certamente Pedro fica assim, porque havia percebido que suas palavras ainda não correspondiam a realidade vivida. Certamente Pedro descobre naquele instante que servia a Cristo porem sem muita intensidade e profundidade de compromisso. 
     
Hoje Jesus te faz essa mesma pergunta, Tu me amas? 
     O que você responderá?    
 
Amor de amizade ou amor de sacrifício. O que você deseja sacrificar por Jesus?  
     Suas amizades, seu conforto, seu sossego, sua vida... 
"-Eu te amo Senhor, tu sabes que eu te amo? 
Tu me amas mais que os outros? 
Então prove que o que diz é verdade: - Apascenta minhas ovelhas... 
     Que Deus tenha misericórdia de nós !!!! 

Um comentário:

João Elias disse...

Muito boa essa mensagem!
Agora, fiz um blogger de receitas rápidas, segue o link se quiser conhecer! Obrigado!
http://receitaspracomer.blogspot.com.br/
.....Beijão!